A Suécia contruirá uma autoestrada para adeptos do pedal de quatro vias, unindo Lund a Malmö.
Em Lund, 60% da população usa bicicletas como meio de transporte para levar a cabo as suas tarefas diárias. É uma cidade que está a 30 km de Malmö, a terceira maior cidade da Suécia e que tem também uma reputação fantástica para o ciclismo, de facto muitos dizem que é a melhor cidade do país no que respeita a infraestruturas para as bicicletas, à frente mesmo de Estocolmo, a capital.
A autoestrada para ciclistas terá quatro vias, custará à volta de 5 milhões de Euros e irá paralela à linha de comboio, evitando as estradas para carros, o que a fará mais facil e mais barata de construir, já que aproveita os direitos de exploração para as linhas ferroviárias.
A Direção Geral de Tráfico da Suécia já estudou a viabilidade da construção e deu o seu visto favorável. A autoestrada vai tendo saídas, como nas autoestradas convencionais, para facilitar as deslocações intermedias.
Para percorrer na sua totalidade esta autoestrada, serão necessárias 3 horas a uma velocidade media de 10km/h, também contará com estações de serviço, onde os utilizadores poderão reparar furos, comprar peças ou encher os pneus.
Construir infraestruturas para bicicletas sai muito mais barato que para carros e, segundo alguns estudos, também cria mais postos de trabalho. Sem dúvida é muito melhor para a nossa saúde e para a nossa qualidade do ar.
Qual será a primeira cidade de Portugal a lançar-se na construção deste tipo de vias interurbanas para bicicletas? Temos que primeiro criar boas infraestruturas dentro das cidades de forma a promover o uso das bicicletas e, talvez depois projectos assim se tornem realidade! Mas passarão muitos anos até que isto aconteça, pois os suecos, como em tantas outras coisas, estão vários anos à nossa frente…